Previdência Individidual
PREVIDÊNCIA INDIVIDUAL
Previdência Individidual
Todos sabemos que a previdência social está com as contas todas complicadas e a incerteza sobre a aposentadoria fica cada vez mais nos telejornais.
Recentemente foi realizada uma pequena reforma previdenciária que alongou o prazo de contribuição e o tempo de trabalho mínimo para aposentadoria.
Com esta desconfiança, o mercado que já trabalhava com um produto chamado de previdência individual complementar ganhou força na procura de soluções para o futuro.
O brasileiro hoje pensa muito mais no futuro do que antigamente, portanto, estar preparado para a chegada da melhor idade é extremamente importante.
Pensando em soluções de longo prazo, empresas seguradoras estão cada vez mais investindo em desenvolver produtos e serviços competitivos.
Os planos de cobertura por sobrevivência, vem ganhando mercado por conta da má gestão da previdência do INSS, fazendo com que as pessoas iniciem uma procura maior pelo produto para compreender e também iniciar o planejamento com antecedência do seu futuro.
Não deixe de acompanhar esta leitura até seu final, muitas informações valiosas para você.
O que é uma previdência complementar individual?
A previdência complementar existe no Brasil há muitos anos. Porém só após a é um plano de cobertura por sobrevivência que as companhias seguradoras têm desenvolvido desde 2002.
Com o controle da inflação e estagnação da moeda Real implantada em julho de 1994 e muitos benefícios advindos destes eventos, este serviço foi desenvolvido em algumas categorias.
As coberturas podem ser através do Programa Gerador de Benefícios Livres (PGBL).
Diferentemente das empresas, o contribuinte individual é uma pessoa física que vai escolher o melhor plano para complementar sua aposentadoria.
Este contratante pode ser qualquer pessoa em atividade, podendo ser trabalhador CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) até mesmo trabalhadores autônomos.
Diferentemente da previdência realizada a gestão pelo o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), a previdência complementar individual é gerida por uma instituição seguradora e tem o objetivo de otimizar a poupança que está sendo gerada para o futuro tranquilo do depositante.
Por que contribuir com a previdência?
Muitas pessoas limitam a ação do INSS a garantia de aposentadorias. No entanto, os benefícios advindos deste órgão vão além.
É ele quem garante ao contribuinte o auxílio-doença, o benefício que assegura a continuidade do recebimento em caso de enfermidade.
Além do auxílio-doença, o INSS oferece os seguintes benefícios:
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Aposentadoria por idade e invalidez
- Pensão por morte
- Auxílio-acidente
- Auxílio-reclusão
- Salário maternidade
- Salário família
- Reabilitação profissional.
A melhor opção de previdência
para sua aposentadoria
Qual o melhor valor para contribuição da previdência complementar?
Este é um assunto muito delicado, pois cada pessoa tem as suas percepções de necessidades e o que esperam receber no futuro.
Para se ter ideia, no mercado é trabalhado com previdência complementar para crianças onde pode iniciar com R$ 50,00.
Pensando na poupança para a criança hoje, utilizar para realizar a faculdade dos sonhos, comprar um imóvel ou utilizar para iniciar o próprio negócio.
Para os adultos, é necessário fazer uma reflexão e responder ao corretor de seguros com honestidade para poder ser direcionado com quanto precisará contribuir para atingir o objetivo desejado.
Além do valor a ser contribuído, é necessário verificar quais índices irão atualizar seus investimentos. Importante esta questão para saber o rendimento esperado.
Como escolher o plano de contribuição?
A escolha é muito individual e cada pessoa tem um motivo por que quer fazer a previdência complementar.
Algumas pessoas querem ter um montante para receber quando aposentar para curtir a vida, outros se preocupam em como vão sobreviver após a aposentadoria e querem complementar sua renda para não terem dificuldades, outros querem ter uma opção melhor de futuro ou mesmo proteger seus entes queridos de problemas financeiros.
Viu quantas possibilidades, e ainda tem mais, mas não vem ao caso neste momento.
O mais interessante é que quanto mais cedo a pessoa começar a realizar esta poupança, mais cedo ela atingirá os objetivos e contribuindo com menos.
Há duas formas de previdência complementar sendo a PGBL (Programa Gerador de Benefícios Livre) ou o VPBG (Vida Gerador de Benefícios Livre).
O PGBL é a modalidade de investimento indicada para quem realiza declaração do imposto renda no modelo completo, assim terá o benefício da dedução do imposto de renda de 12% da renda tributável. Esse benefício dedutível, o contribuinte também deve contribuir com o INSS.
O VGBL é a modalidade de investimento indicada para quem realiza a declaração simplificada, sendo cobrado o IR (imposto de renda) dos juros da aplicação financeira e não do todo.
Conclusão
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão governamental, que integra o Ministério da Previdência Social.
Sua principal responsabilidade é remunerar aos aposentados e os demais portadores de benefícios direcionados aos trabalhadores.
Que por sua vez são contribuintes do INSS.
Estes são direitos garantidos a todos os colaboradores, a exceção é o funcionalismo público.
Se você nunca tinha parado para pensar na possibilidade de contribuir e garantir benefícios e um futuro tranquilo, informo a você que chegou a hora.
Disponibilizamos todos os passos para que você possa buscar este benefício de maneira consciente e esperamos ter ajudado.
Precisa de um Plano de Previdência?
Conheça abaixo as melhores opções de previdência para você ou sua empresa.
Clique abaixo e sabia mais como podemos te ajudar!